O que está causando a epidemia de obesidade?
A epidemia de obesidade não é simplesmente o resultado das mudanças no ambiente em que se vive, mas uma complexa interação entre os genes e o ambiente que tem feito com que pessoas geneticamente suscetíveis – porém antes magras – tenham se tornado obesas, segundo a Dra. Sadaf.
Este foi o argumento apresentado como parte de um debate sobre se o peso das pessoas é determinado “pela natureza ou pela nutrição” no congresso da Society for Endocrinology (SfE BES), do Reino Unido.
A Dra. Sadaf acredita que a causa da epidemia de obesidade é que o sistema fisiológico de regulação ponderal “evoluiu para nos impedir de sentir fome”, mas agora se confronta com a “abundância de alimentos”.
Este impacto é ainda maior, porque vivemos em um “ambiente alimentar complexo”, com alguns alimentos contendo alto teor de açúcar, outros um alto teor de gordura, ambos considerados “muito gratificantes”, como demonstrado nas tomografias cerebrais de pessoas vendo fotografias desses tipos de alimento.
O estresse pode intensificar circuitos neurais hipotálamos que aumentam a procura por alimentos, principalmente os calóricos.
Fonte: Medscape
Veja mais: https://bit.ly/36kT4Xd
Responsável técnico: Dr Danilo de Souza Aranha CRM 123461









